Motorização Cia. dos Caiaques - Motores Elétricos

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A MOTORIZAÇÃO DE  CAIAQUES

 

MOTOR ELETRICO CIADOSCA: DETALHES

 

                                                                                  

CUIDADOS COM A HÉLICE

O eixo do motor aciona a hélice pelo pino de segurança. A porca comprime a hélice contra o pino que o mantem alojado no sulco existente na hélice Se o pino de segurança quebrar ou não estiver no lugar certo o motor vai girar em vazio e não haverá impulso para o caiaque navegar. Pior que isso, se você esquecer-se de colocar pino de segurança e apertar a porca, a hélice será comprimida contra a carcaça do motor, travando-o. O motor vai sobreaquecer e irá queimar, causando sérios danos no seu enrolamento e no sistema elétrico.

O espaço entre a hélice e o motor esta sujeito, durante a navegação, a entrada de corpos estranhos como linhas de pesca, restos de vegetação, areia, que se não forem removidos podem causar o travamento do eixo e a consequente sobrecarga do motor e até sua queima. Verifique com frequência, girando com a mão, se  a hélice esta girando livremente.

CONSUMO DE ENERGIA DA BATERIA:

Os motores elétricos auxiliares para manobras de embarcações de pequeno porte saem de fábrica com uma chave comutadora que permite  alimenta-los com 5 velocidades para frente e duas para ré .

O consumo de energia da bateria varia muito com o uso da marcha escolhida. Para se ter uma ideia dessa diferença a fábrica Motor Guide informa que para o seu motor R3, com o uso da primeira marcha a autonomia de uma determinada bateria  pode chegar a 20 horas, mas com o uso da quinta marcha essa autonomia não passará de  2,5 horas.  A diferença de velocidades entre a primeira e a quinta é pequena comparada com o consumo. Não vale a pena usar marchas mais altas.

Além do problema de consumo de energia os motores com cinco marchas para frente e duas para a ré possuem uma chave comutadora muito complexa e frágil sendo muito sensível  a falhas com o decorrer do uso. Nossos motores possuem um controle remoto que tem apenas duas velocidades para frente na velocidade cruzeiro.

 

ESCOLHA A BATERIA CERTA PARA SEU CAIAQUE.

A bateria a ser instalada precisa ter as dimensões  244x175x175mm.

Com essas dimensões existem no mercado dois tipos de baterias: As automotivas e as estacionarias.

- As automotivas estão dimensionadas para um ciclo de trabalho que exige uma corrente alta na partida do motor e em seguida, após o motor começar a funcionar, essa corrente elétrica cai para valores muito baixos porque o alternador passa a fornecer a corrente necessária para o veículo trafegar.

- As estacionárias são as usadas, por exemplo, em sistemas de telefonia que trabalham com um ciclo profundo, isto é, o consumo é uniforme durante todo o período de uso e pode chegar a descarregar completamente sem que isso possa acarretar algum problema para encurtar a vida útil da bateria.

O uso do caiaque aponta para o emprego de baterias de ciclo profundo, as estacionarias, mas a diferença entre elas é o preço: As estacionárias custam mais ou menos o dobro das automotivas.

A Heliar, entre outros fabricantes, tem as baterias com as dimensões necessárias:

Automotiva: SL 60DD com 60 Ah e a Estacionaria Freedom  DF 1000 C20 também com 60Ah.

 

CORROSÃO DOS COMPONENTES DO MOTOR E DOS COMANDOS.

Nossos motores são marinizados. Mas esse tipo de proteção só é valido  para  as partes submersas, porque  os eletrodos de sacrifício só podem funcionar na presença de água.

As outras partes têm que ser protegidas de outras formas, como a utilização de materiais inoxidáveis e tintas. Mas os componentes do circuito elétrico não podem ter esse tipo de proteção porque  os inoxidáveis ou os protegidos por pinturas não são bons condutores de eletricidade.

Evite expor os comandos e as partes altas do motor com contato com a água, principalmente se for agua salgada. Periodicamente lave essas partes com agua doce e limpa. Aplique em seguida um spray de óleo fino  e repelente de umidade.

 

 

 

PARAFUSOS AUTOATARRACHANTES:

Diversos componentes dos caiaques são fixados por parafusos inoxidáveis, de rosca soberba, que os prendem ao casco de plástico.             Com o uso, se perceber que algum deles tenha afrouxado, use uma chave de fenda e reaperte-o, com a ponta dos dedos para evitar excesso de torque. Lembre-se que você está usando um rosca soberba contra um material de baixa dureza. O aperto exagerado pode causar a destruição  da rosca. Se isto acontecer troque o parafuso por outro de diâmetro imediatamente superior.

 

DICAS DE SEGURANÇA:         

- Use sempre o colete salva vidas.

- Todo objeto embarcado deve estar preso ao caiaque. Principalmente a bateria.

- Ao ligar a bateria, observe cuidadosamente a polaridade correta. O terminal do cabo vermelho é o positivo e na bateria a polaridade é indicada em alto relevo junto ao polo.

– Se notar, durante a navegação uma redução da velocidade, encoste em algum local seguro e verifique se  há alguma obstrução da hélice. Navegar com o motor parcialmente travado vai acarretar sobrecarga e aquecimento anormal do motor e sua fiação. Fique atento.

- Ao ligar o carregador verifique se o botão de seleção de voltagem esta na posição correspondente à voltagem da tomada. Verifique também, com muito cuidado, a polaridade do cabo que vai ser acoplado à bateria (uma ligação invertida queima imediatamente o carregador).

- Apesar do casco do caiaque estar protegido contra os efeitos da luz solar, guarde-o na sombra.

- Periodicamente verifique se existe água no porão do caiaque. Se estiver havendo infiltração corrija o problema.

- Não permita que pessoas subam no caiaque quando estiver fora d’agua.

Sobre a loja

A Cia. dos Caiaques é uma empresa especializada na motorização de caiaques, oferecendo apoio pós venda, consultoria e assistência técnica de caiaques motorizados. Dispomos de oficina própria para montagem e manutenção de nossos produtos. Somos distribuidores autorizados dos caiaques, Brudden Náutica, Caiaker, Hidro2Eko, Lontras e Milha Náutica escolhidos entre os melhores fabricantes de caiaques do Brasil. Lançamos no mercado somente produtos exaustivamente testados e aprovados por nossa equipe.

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Cia. dos Caiaques - CNPJ: 18.125.953/0001-41 © Todos os direitos reservados. 2019